É comum do ser humano criar um momento para mudança. Esperar uma segunda-feira, uma virada de mês ou até mesmo o ano novo. Porém, para quem tem um negócio, a mudança precisa ser imediata. Pergunto para aqueles que estão sempre postergando encarar a gestão do seu negócio: você conhece todos os seus dados de registro? Sua funcionária está registrada? Você está emitindo os recibos ou notas fiscais para os serviços prestados? E um dos principais pontos, tem o controle da despesa?
Estamos em agosto e a nossa sugestão é: mude agora.
A primeira sugestão dada é de que você faça uma revisão da sua legalização e dos dados cadastrados. Verifique se está total e corretamente legalizado. Se os documentos, incluindo identidade profissional, extintores de incêndio, LCR e certificado digital estão dentro da vigência. Se possível, faça um dossiê dos seus registros, como inscrição municipal, código de atividade, registro no CNES, CEI, CRO, entre outros.
Outro ponto importante é saber se os profissionais que trabalham com você estão devidamente registrados. Confirme se o certificado digital foi comprado ou está dentro da validade, pois, numa possível demissão de um empregado, você precisará dele. Verifique se possui os dados atualizados do seu funcionário, isso facilitará também quando precisar ajudá-lo. Ter funcionário registrado e recebendo seus direitos é a certeza de que o profissional terá menos um problema, diante de tantos que encara na gestão do negócio.
Um ponto muito importante para o qual todos devem atentar é a emissão de recibos ou notas fiscais. Muitos profissionais têm o hábito de saber o quanto faturou no ano que passou no ato da declaração anual do imposto de renda ou só após ficar na expectativa de uma solicitação de recibo de algum cliente para definir sua receita, quando na verdade esse procedimento deve ser mensal. Isso porque, na maioria das vezes, o profissional comete um erro grave, ao emitir no ano um recibo de numeração de controle superior aos recibos emitidos em dezembro.
Em continuidade aos controles que muitas vezes são esquecidos, vamos falar mais uma vez das despesas. Você tem o controle de tudo que gasta para manter sua clínica ou consultório aberta para o atendimento aos seus clientes?
Você já verificou se essa ou aquela nota ou fatura de despesa está em seu nome ou em nome da sua empresa? Se possui os dados legais do fornecedor? Isso é de fundamental importância para registros contábeis ou para poder usufruir dos benefícios que o livro caixa oferece aos profissionais liberais.
Então, com certeza, vale a pena mudar o hábito agora, porque ainda há tempo hábil de você corrigir alguns processos, emitir corretamente um recibo ou nota fiscal e até mesmo solicitar correção nas suas notas de despesas e esperar com tranquilidade pelo “Leão”.
E não é só isso! Ter de fato o controle do seu negócio pode torná-lo mais lucrativo, ou menos prejudicial para o seu bolso, fazendo disso um belo presente de natal ao invés de uma promessa de ano novo.
Fonte: Jornal ABO-RJ Ago-15 – Coluna Folha Virtual